O que é um terapeuta Holístico?

O terapeuta holístico é o profissional que atua no tratamento complementar de doenças e distúrbios físicos e/ou psíquicos. O holismo pressupõe uma abordagem que atua no problema como um todo, não fragmentado ou tratado apenas pela parte problemática ou doente. Assim, para o terapeuta holístico, uma doença ou problema não resume a algo físico: “a cheap nfl jerseys abordagem holística acredita que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, e objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como dos sintomas”.

O terapeuta, portanto, entende que determinado problema que aflige o indivíduo que o busca é efeito de uma desarmonia, de um desequilíbrio, e a terapia tem como objetivo resgatar o equilíbrio do indivíduo. Para tal, este profissional pode utilizar de diversos métodos e abordagens: psicoterapia, aromaterapia, cromoterapia, florais de Bach e outros, massoterapia, acupuntura, reiki, do-in, reflexologia, iridologia etc.

 

Atribuições profissionais do Terapeuta Holístico

As atribuições profissionais do terapeuta holístico variam de acordo com o método ou abordagem que pratica. Mas no geral, costuma ser:

– Realização de anamnese;

– Explicar ao consulente o tipo de terapia utilizada;

– Aplicar o método/abordagem de acordo cheap jerseys com a queixa levantada na anamnese;

– Trabalhar como complemento às terapias convencionais/alopáticas;

– Buscar um equilíbrio integral – holístico – do consulente

 

Legislação Brasileira

O Paradigma Holístico: Holístico, por sua vez, vindo do grego holos, que significa totalidade, tendência atual de abordagem em diversas áreas do saber, onde a visão de totalidade, de síntese e de interconexão entre todos os itens se sobrepõe à análise e “dissecação” das “partes”. Exemplos: Terapia Holística*, Empresariado Holístico (meio ambiente, qualidade de vida do empregador e do funcionário, lucro, tudo é tido como interdependente e igualmente importante), Educação Holística (as matérias são estudadas interconectadas entre si).

A profissão de Terapeuta Holístico é LÍCITA, ou seja, inexiste Lei que a preveja, limite ou impeça o seu LIVRE exercício.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País cheap nfl jerseys a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
… XIII – é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;

Entretanto, ela não é REGULAMENTADA, ou seja, não existe Lei ou Decreto Federal específicos sobre o tema. A ausência de Regulamentação pelo governo para muitas profissões tem sido altamente benéficas, para outras, nem tanto, pois a colocam como alvo de polêmicas e perseguições. A correta interpretação da Constituição Federal garante que a ausência de regulamentação por Lei Federal torna LIVRE o exercício profissional.

A CBO – Classificação Brasileira de Ocupações registra mais de 36.000 profissões e destas, cerca de 30 possuem Lei regulamentando e órgão fiscalizador próprio. Ou seja, via de regra, a esmagadora maioria das profissões brasileiras são desregulamentadas, cabendo à “lei de mercado” a seleção dos trabalhadores, daí a grande importância da Auto-Regulamentação, das Normas Técnicas Voluntárias, Certificados de Conformidade e do CRT – Carteira de Terapeuta Holístico Credenciado, cuja adesão espontânea por parte do profissional, possibilita ao público interessado selecionálos como seus escolhidos.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *